top of page

Coleções Outono 2025

Quatro séries que exploram a matéria, a forma e a memória. Da delicadeza orgânica de Rosa à força escultórica de Bruta, cada projeto é uma narrativa visual sobre identidade, território e transformação. Peças que nascem do diálogo entre tradição artesanal e design contemporâneo.

BRUTA

 

é mais do que uma coleção de joalharia,

é uma declaração de Amor e um apelo à reflexão.

 

A sua essência nasce da admiração pela arquitetura Brutalista, pela sua autenticidade e pelas suas formas maciças e geométricas. Esta coleção é o resultado de um diálogo entre o design minimalista e a joalharia contemporânea, onde a angularidade e a ousadia se transformam em peças que celebram a beleza na sua forma mais crua, assim como o Brutalismo.

 

O elemento primordial para o desenvolvimento da BRUTA foi a madeira, escolhida com cuidado e intenção, honrando a sua nobreza e história.

 

No entanto, o verdadeiro coração desta coleção reside noutra matéria-prima inesperada: a madeira queimada. Inspirada pela memória do incêndio que consumiu o Pinhal do Rei-Leiria em 2017, cada joia é feita a partir de vestígios de fogo.

 

A madeira, que foi cinza e dor, renasce nas minhas mãos, transformada e polida é convertida num objeto de valor. A cor, aplicada a algumas das peças, é totalmente inspirada no exterior e interior do edifício principal da Villa Portela, unindo assim este projeto ao Centro Cultural.

 

A BRUTA é uma homenagem à resiliência da natureza e um apelo à humanidade. É a prova de que mesmo nas cicatrizes mais profundas existe beleza.

 

Cada peça é um lembrete silencioso da fragilidade do nosso ecossistema e da necessidade urgente de cuidar do nosso planeta.

 

É uma joia, mas também uma memória, um protesto e um símbolo de esperança.

Sandrine Vieira - 2025

bottom of page